O secretário de Mobilidade Urbana da prefeitura de Santa Maria, José Orion Ponsi, de 52 anos, foi atingido por uma pedrada no rosto na noite de domingo. O caso aconteceu por volta das 21h15min na Rua Francisco Lameira, próximo à Avenida Ângelo Bolson, no Bairro Duque de Caxias.
Ponsi foi levado ao Pronto-Atendimento (PA) Municipal, no Bairro Patronato, e, após, à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Ele sofreu lesões na face e teve dois dentes quebrados. O autor da agressão, de 38 anos, foi detido por populares.
Homem é assassinado com um tiro na cabeça no Beco do Beijo
Ponsi estava em um caminhão com outros secretários de município, em comemoração à vitória do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) no segundo turno, quando o homem arremessou a pedra em direção ao grupo. Dois policiais civis que se dirigiam para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) passavam pelo local e atenderam à ocorrência. Uma guarnição da Patrulha Tático Móvel (Patamo) também foi acionada. O suspeito foi levado à delegacia para esclarecimentos.
Homem é morto no pátio de casa em Cruz Alta
A reportagem fez contato com o secretário na manhã desta segunda-feira, mas ele estava sem condições de falar devido aos ferimentos. Ainda abalado, Ponsi apenas lamentou o fato e disse que está se recuperando. Nas redes sociais, o secretário postou uma foto no seu perfil no Facebook enquanto ainda passava por atendimento médico na noite de domingo.
De acordo com a ocorrência registrada na DPPA, o homem detido disse que estava com um irmão e que havia ingerido bebida alcoólica. Ele também afirmou que o autor da pedrada teria sido o irmão, que não foi localizado. Após prestar depoimento, ele foi liberado. A Polícia Civil aguarda o laudo de lesão corporal do secretário para apurar a gravidade dos ferimentos ocasionados à vítima.
- O rapaz detido estava visivelmente embriagado. Preliminarmente, a agressão não parece ter uma conotação política. Nos parece, sim, que a pedra teria sido arremessada de forma aleatória, atingindo no rosto a vítima que estava no caminhão. Mas as causas e circunstâncias desse episódio estão sendo investigadas pela Polícia Civil - disse o delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves.
Gonçalves era o delegado plantonista na DPPA e recebeu a ocorrência, que foi distribuída para a 3ª Delegacia de Polícia (DP) aos cuidados do delegado André Diefenbach.